Sessões paralelas:

24 novembro

16:30 Sessões paralelas

Sessão A – Sala de Atos

A1. Educação e práticas artísticas na comunidade e em contextos de educação informal
C1 “Pano para Mangas” um projeto artístico de Arte Educação na/com a comunidade - Maria Manuela Lopes
C2 Construindo Práticas Artísticas com a Comunidade – Um estudo de caso entre Brasil e Portugal - Daniela Mota Silva, José Eduardo Silva
C3 Cantar Plus: benefícios e efeitos do ato de cantar – práticas artísticas na comunidade - Maria Isabel Castro
C4 Somos Património Vivo - A importância da Mediação Artístico-Cultural na escola e nas comunidades – Patrícia Martins
Coordenação: Mara Maravilha

Sessão B – Sala 8

B1. Educação e diferentes linguagens Artísticas
C5 Artes Visuais na creche – Joelma de Bispo, Sandra Palhares
C6 Para uma Paideia do Amor e da Alegria no desenvolvimento da criança: uma proposta de formação expressivo-criativa na Educação Básica – Ana Paula Proença, Lucília Valente
C7 Lugar(es): perspetivas educativas num território de diálogo entre museu e escola – Andreia Dias
C9 A Educação Musical como estratégia de sensibilização para a ação climática: uma experiência de ensino-aprendizagem – Vasco Alves
Coordenação: Cristina Aguiar

Sessão C – Sala 10

C1. Criatividade inventiva, sentido estético, capacidade crítica e resolução de problemas na Educação Artística
C10 Desenvolvimento da criatividade e organização das salas de aula de Educação Visual: perspetiva de alunos e professores - Inês Queirós, Ana Souto e Melo
C11 Uma educação artística para a paz: o que os artistas visuais das margens têm para nos dizer? – Leonardo Charréu
C12 PARA UM “MANUAL DO AGORA”: O percurso artístico e pedagógico de Miguel Seabra – Filipa Marcos, Miguel Falcão
C13 Atrás das montanhas, construímos uma montanha! - António Meireles
F2 A Música como recurso didático nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica – Roberto Couto, Mara Maravilha, Ana Souto e Melo
Coordenação: Maria Figueiredo

Sessão D – Sala 11

D1. Política educativa e novas orientações curriculares da Educação Artística: percalços e continuidades
C14 O silêncio do desejo ou políticas da atenção pedagógicas contemporâneas - Filipe Dias-Vagos
D2. O lugar da Educação Artística na formação de professores
C15 Seleção do livro-álbum enquanto possibilidade de linguagens artísticas: formação de Educadores – Ana Maria Nogueira Gonçalves, Sandra Palhares
C16 Arte Contemporânea na formação inicial de professores - Sandra Palhares, Mónica Oliveira, CIEBA, Universidade de Lisboa
Coordenação: Ana Souto e Melo

25 novembro

14:30 Sessões paralelas

Sessão E – Anfiteatro 1

E1. Estratégias de ensino interdisciplinares e de avaliação no ensino das artes
C19 O que nos conta uma biblioteca? - Sara Ferreira, Ana Souto e Melo
C20 Um Projeto da “Comuna” para a aprendizagem curricular do teatro com crianças do 4.º ano de escolaridade – Sara Cipriano, Miguel Falcão
C21 Medo de errar e autoconfiança nos alunos: atividades de desenvolvimento no âmbito da articulação entre Expressão Dramática, Educação Visual e Educação Tecnológica - resultados finais - Raquel Pinto, Ana Souto e Melo, Ricardo Cavadas
C22 Potencialidades do Livro Pop-Up para o Ensino das Artes Visuais: O contributo de uma nova Unidade Curricular – José Pedro Regatão
Coordenação: Sofia Figueiredo

Sessão F – Anfiteatro 2

F1. Arte/Educação/Educação pela Arte: o papel das artes para o desenvolvimento integral do ser humano
C23 Razões de abandono escolar no ensino especializado de música: o que dizem as pesquisas? – Helena Almeida e Silva, Maria Helena Vieira
C24 Contributos para um otimismo da vontade: o processo criativo como processo de investigação em educação artística- Teresa Matos Pereira
C25 Perspetivas dos alunos sobre a disciplina de Educação Musical do 2.º Ciclo do Ensino Básico Geral: uma revisão da literatura – Gerson Nascimento, Maria Helena Vieira
C26 Blend 21: uma proposta de um projeto de intervenção artística no ensino da Educação Visual– Anabela Silva, Edgar Correia, Ana Souto e Melo
F1 VI Coluni em Cena: ensino de teatro na escola - Danielle Rodrigues de Moraes, Ester Crespo Macie
Coordenação: Ricardo Cavadas

Sessão G – Anfiteatro 3

G1. O lugar da Educação Artística na formação de professores
C27 “Funciona em sala de aula?” (re)pensar a formação contínua de professores na Educação Artística – Filipa Machado Rodrigues, Marta Ornelas
C28 Arte, Criatividade e Processos Criativos em Contextos de Formação de Agentes Educativos - Joana Matos, Sandra Antunes, Joana Ferreira
C29 Desafios à Educação Estética Visual de base e implicações em currículo e formação dos seus Professores na auto-eco-compatibilização com a emergência - Elisabete Oliveira
C30 Espaços de aprendizagem morfológica nas unidades curriculares de ensino artístico nos cursos universitários de Educação Básica- Ana Rocha
C18 Orientações políticas e curriculares para a formação inicial de professores nas componentes de Artes Visuais: uma análise qualitativa dos normativos de referência – Pedro Duarte, Carina Coelho
Coordenação: Carla Pereira

Sessão H – Sala de Desenho (SD1)

H1. As Tecnologias e o digital na Educação Artística
C8 Residência Artística STEAM – A Arte Holográfica- Teresa D’Aragão Santos, Ana Souto e Melo
C31 Uma experiência pedagógica baseada na produção musical em ambiente virtual – Vasco Alves
C32 Desenvolvimento da plataforma online de arquivo do Laboratório de Educação Artística a partir de lentes pós-coloniais - Tiago de Assis, Cat Martins
C33 Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo: um estudo de caso - Abel Saraiva, Ana Souto e Melo, Sara Felizardo
C34 O simulacro na criação de ambientes imersivos como estratégia de ensino para Educação Visual e Educação Tecnológica - Kateryna Holovko, José Pereira
Coordenação: Catarina Carneiro de Sousa
Posters P1 A perceção da realidade e o sentido criativo numa experiência de daltonismo Joana Pimentel, Ana Souto e Melo
P2 Artes Visuais aplicadas à Matemática e Literatura- Joana Pimentel, Cristina Sousa, Carla Pereira
P3 Práticas avaliativas da criatividade de estudantes em Educação Visual e Educação Tecnológica - Olga Henriques, José Pereira, Ana Souto e Melo