16:30 | Sessões paralelas |
Sessão A – Sala de AtosA1. Educação e práticas artísticas na comunidade e em contextos de educação informalC1 “Pano para Mangas” um projeto artístico de Arte Educação na/com a comunidade - Maria Manuela Lopes C2 Construindo Práticas Artísticas com a Comunidade – Um estudo de caso entre Brasil e Portugal - Daniela Mota Silva, José Eduardo Silva C3 Cantar Plus: benefícios e efeitos do ato de cantar – práticas artísticas na comunidade - Maria Isabel Castro C4 Somos Património Vivo - A importância da Mediação Artístico-Cultural na escola e nas comunidades – Patrícia Martins Coordenação: Mara Maravilha |
|
Sessão B – Sala 8B1. Educação e diferentes linguagens ArtísticasC5 Artes Visuais na creche – Joelma de Bispo, Sandra Palhares C6 Para uma Paideia do Amor e da Alegria no desenvolvimento da criança: uma proposta de formação expressivo-criativa na Educação Básica – Ana Paula Proença, Lucília Valente C7 Lugar(es): perspetivas educativas num território de diálogo entre museu e escola – Andreia Dias C9 A Educação Musical como estratégia de sensibilização para a ação climática: uma experiência de ensino-aprendizagem – Vasco Alves Coordenação: Cristina Aguiar |
|
Sessão C – Sala 10C1. Criatividade inventiva, sentido estético, capacidade crítica e resolução de problemas na Educação ArtísticaC10 Desenvolvimento da criatividade e organização das salas de aula de Educação Visual: perspetiva de alunos e professores - Inês Queirós, Ana Souto e Melo C11 Uma educação artística para a paz: o que os artistas visuais das margens têm para nos dizer? – Leonardo Charréu C12 PARA UM “MANUAL DO AGORA”: O percurso artístico e pedagógico de Miguel Seabra – Filipa Marcos, Miguel Falcão C13 Atrás das montanhas, construímos uma montanha! - António Meireles F2 A Música como recurso didático nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica – Roberto Couto, Mara Maravilha, Ana Souto e Melo Coordenação: Maria Figueiredo |
|
Sessão D – Sala 11D1. Política educativa e novas orientações curriculares da Educação Artística: percalços e continuidadesC14 O silêncio do desejo ou políticas da atenção pedagógicas contemporâneas - Filipe Dias-Vagos D2. O lugar da Educação Artística na formação de professores C15 Seleção do livro-álbum enquanto possibilidade de linguagens artísticas: formação de Educadores – Ana Maria Nogueira Gonçalves, Sandra Palhares C16 Arte Contemporânea na formação inicial de professores - Sandra Palhares, Mónica Oliveira, CIEBA, Universidade de Lisboa Coordenação: Ana Souto e Melo |
14:30 | Sessões paralelas |
Sessão E – Anfiteatro 1E1. Estratégias de ensino interdisciplinares e de avaliação no ensino das artesC19 O que nos conta uma biblioteca? - Sara Ferreira, Ana Souto e Melo C20 Um Projeto da “Comuna” para a aprendizagem curricular do teatro com crianças do 4.º ano de escolaridade – Sara Cipriano, Miguel Falcão C21 Medo de errar e autoconfiança nos alunos: atividades de desenvolvimento no âmbito da articulação entre Expressão Dramática, Educação Visual e Educação Tecnológica - resultados finais - Raquel Pinto, Ana Souto e Melo, Ricardo Cavadas C22 Potencialidades do Livro Pop-Up para o Ensino das Artes Visuais: O contributo de uma nova Unidade Curricular – José Pedro Regatão Coordenação: Sofia Figueiredo |
|
Sessão F – Anfiteatro 2F1. Arte/Educação/Educação pela Arte: o papel das artes para o desenvolvimento integral do ser humanoC23 Razões de abandono escolar no ensino especializado de música: o que dizem as pesquisas? – Helena Almeida e Silva, Maria Helena Vieira C24 Contributos para um otimismo da vontade: o processo criativo como processo de investigação em educação artística- Teresa Matos Pereira C25 Perspetivas dos alunos sobre a disciplina de Educação Musical do 2.º Ciclo do Ensino Básico Geral: uma revisão da literatura – Gerson Nascimento, Maria Helena Vieira C26 Blend 21: uma proposta de um projeto de intervenção artística no ensino da Educação Visual– Anabela Silva, Edgar Correia, Ana Souto e Melo F1 VI Coluni em Cena: ensino de teatro na escola - Danielle Rodrigues de Moraes, Ester Crespo Macie Coordenação: Ricardo Cavadas |
|
Sessão G – Anfiteatro 3G1. O lugar da Educação Artística na formação de professoresC27 “Funciona em sala de aula?” (re)pensar a formação contínua de professores na Educação Artística – Filipa Machado Rodrigues, Marta Ornelas C28 Arte, Criatividade e Processos Criativos em Contextos de Formação de Agentes Educativos - Joana Matos, Sandra Antunes, Joana Ferreira C29 Desafios à Educação Estética Visual de base e implicações em currículo e formação dos seus Professores na auto-eco-compatibilização com a emergência - Elisabete Oliveira C30 Espaços de aprendizagem morfológica nas unidades curriculares de ensino artístico nos cursos universitários de Educação Básica- Ana Rocha C18 Orientações políticas e curriculares para a formação inicial de professores nas componentes de Artes Visuais: uma análise qualitativa dos normativos de referência – Pedro Duarte, Carina Coelho Coordenação: Carla Pereira |
|
Sessão H – Sala de Desenho (SD1)H1. As Tecnologias e o digital na Educação ArtísticaC8 Residência Artística STEAM – A Arte Holográfica- Teresa D’Aragão Santos, Ana Souto e Melo C31 Uma experiência pedagógica baseada na produção musical em ambiente virtual – Vasco Alves C32 Desenvolvimento da plataforma online de arquivo do Laboratório de Educação Artística a partir de lentes pós-coloniais - Tiago de Assis, Cat Martins C33 Contributos da Educação Tecnológica para a aprendizagem de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo: um estudo de caso - Abel Saraiva, Ana Souto e Melo, Sara Felizardo C34 O simulacro na criação de ambientes imersivos como estratégia de ensino para Educação Visual e Educação Tecnológica - Kateryna Holovko, José Pereira Coordenação: Catarina Carneiro de Sousa |
Posters | P1 A perceção da realidade e o sentido criativo numa experiência de daltonismo Joana Pimentel, Ana Souto e Melo |
P2 Artes Visuais aplicadas à Matemática e Literatura- Joana Pimentel, Cristina Sousa, Carla Pereira | |
P3 Práticas avaliativas da criatividade de estudantes em Educação Visual e Educação Tecnológica - Olga Henriques, José Pereira, Ana Souto e Melo |