O Congresso de Investigação em Educação Artística (CIEA) realizou a sua primeira Edição em 2017, onde se discutiu e refletiu sobre as conquistas e os desafios da Educação Artística no Sistema de Ensino português. Dando continuidade aos objetivos enunciados, pretende-se nesta nova Edição, sedimentar essa reflexão, trazendo a discussão o (re)pensar da Educação Artística no âmbito da definição dos seus pressupostos formativos e conceptuais, detetando e clarificando as dificuldades da sua implementação e a divulgação de projetos de referência. O CIEA pretende ainda refletir, questionar e antecipar eventuais reformas ao nível da formação de professores e da Educação Artística.
O CIEA destina-se a todos os interessados nas artes, no seu ensino e estudo, a Educadores e Professores de todos os níveis de Ensino e Investigadores provenientes das diversas áreas artísticas.
Link de acesso ao Livro de Resumos do evento Cientifico CIEA 2023 (LINK)
Ana Souto e Melo – Coordenação
Mara Maravilha – Coordenação
Andrea Couceiro
Catarina Carneiro de Sousa
José Loureiro
Paula Rodrigues
Sofia Figueiredo
Cristina Aguiar
José Pereira
Ricardo Cavadas
Mariana Veloso
Márcia Leite
Sónia Barbosa
Luísa Augusto
Maria Figueiredo
Miguel Midões
Pedro Neves Rito
Sónia Ferreira
Teresa Gouveia
Salomé Morais
Docentes da Escola Superior de Educação
Departamento de Comunicação e Arte |
áreas disciplinares | Educação Visual | Arte e Expressões Criativas | Tecnologias de Informação e Comunicação
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação |
área disciplinar de Ciências da Educação
Ana Mae Barbosa - Universidade de S. Paulo
Ana Sousa - Universidade do Lisboa
Ana Souto e Melo - Instituto Politécnico de Viseu
Ana Paula Cardoso - Instituto Politécnico de Viseu
Ana Carreira - Direção Geral de Educação
Ângela Saldanha - Universidade do Minho
António Meireles - Instituto Politécnico de Bragança
António Fernando Silva - Instituto Politécnico do Porto
António Vasconcelos - Instituto Politécnico de Setúbal
Amanda Midori - Universidade do Porto
Belmiro Rego - Instituto Politécnico de Viseu
Carla Lacerda - Instituto Politécnico de Viseu
Carla Pereira - Instituto Politécnico de Viseu
Carlos Gomes - Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica
Cat Martins - Universidade do Porto
Catarina Araújo - Instituto Politécnico de Viseu
Catarina Carneiro de Sousa - Instituto Politécnico de Viseu
Cristina Aguiar - Instituto Politécnico de Viseu
Cristina Faria - Instituto Politécnico de Coimbra
Cristina Gomes - Instituto Politécnico de Viseu
Cristina Leandro - Instituto Politécnico de Coimbra
Dalila Rodrigues - Mosteiro dos Jerónimos/Torre de Belém (Diretora)
Filomena Sobral - Instituto Politécnico de Viseu
Gabriela Sotto Mayor - Instituto Politécnico de Viseu
Geraldo Eanes - Instituto Politécnico do Porto
Inês Azevedo - Casa da Imagem
Isabel Bezelga - Universidade de Évora
Jacinta Costa - Instituto Politécnico de Bragança
Joana Mateus - Casa da Imagem
Joana Matos - Instituto Politécnico de Setúbal
Joana Mendonça - Instituto Politécnico do Porto
João Cunha - Instituto Politécnico de Bragança
João Pires - Instituto Politécnico de Setúbal
João Rocha - Instituto Politécnico de Viseu
Jorge Fraga - Instituto Politécnico de Viseu
José Alberto Rodrigues - ATE - Associação dos Trabalhadores da Educação
José Paiva - Universidade do Porto
José Pereira - Instituto Politécnico de Viseu
Lara Soares – Burilar
Leonardo Charréu - Instituto Politécnico de Lisboa
Liliana Castilho - Instituto Politécnico de Viseu
Lucília Valente - Universidade de Évora
Luís Calheiros - Instituto Politécnico de Viseu
Luísa Castilho - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Madalena Leitão - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Mara Maravilha - Instituto Politécnico de Viseu
Maria Figueiredo - Instituto Politécnico de Viseu
Maria Helena Vieira - Universidade do Minho
Maria Isabel de Castro - Instituto Politécnico de Bragança
Maria José Araújo - Instituto Politécnico do Porto
Maria Manuela Lopes - Instituto Politécnico do Porto
Mário Cardoso - Instituto Politécnico de Bragança
Paula Rodrigues - Instituto Politécnico de Viseu
Paula Xavier - Instituto Politécnico de Viseu
Prudência Coimbra - Instituto Politécnico do Porto
Ricardo Gonçalves - Instituto Politécnico do Porto
Ricardo Cavadas - Instituto Politécnico de Viseu
Sara Felizardo - Instituto Politécnico de Viseu
Sofia Figueiredo - Instituto Politécnico de Viseu
Sónia Barbosa - Instituto Politécnico de Viseu
Stela Barbieri - Binåh espaço de arte
Susana Lopes - Instituto Politécnico do Porto
Teresa Eça - Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
Teresa Pereira - Instituto Politécnico de Lisboa
Vasco Alves - Instituto Politécnico de Bragança
Vanessa Gallardo – Fundación Venâncio – Universidade de Salamanca
09:00 | Abertura Check-in CIEA |
09:30 | Sessão de Abertura |
10:15 | Lucília Valente e Ana Paula Proença Homenagem a Alberto B. Sousa |
Coordenação: José Pereira | |
11:00 | Coffee Break |
11:30 | Sessão Plenária 1: Escola Pública: uma oportunidade de acesso à cultura e à arte? |
Sara Brighenti Cidadania Cultural: As artes e as culturas como mediação | |
Ana Carreira Educação Artística: um direito de todos | |
Cat Martins Abordagens para a Decolonialidade da Educação Artística na Escola Pública em Portugal | |
Coordenação: Carla Lacerda | |
13:00 | Almoço |
14:30 | Sessão Plenária 2: Educação e Práticas Artísticas na Comunidade e em Contextos de Ensino não Formal |
Vanessa Gallardo La educación artística interdisciplinar como elemento disruptivo y lenguaje en la senectud | |
Odete Paiva Storytelling Digital e Educação Artística - a experiência do Museu Nacional Grão Vasco | |
Inês Azevedo e Joana Mateus PressHere - um arquivo vivo sobre indústria europeia | |
Ana Bento Odisseia, ou, entenda-se, processo de criação artística | |
Coordenação: Joana Mendonça | |
16:00 | Coffee Break |
16:30 | Sessões paralelas (Link para consultar) |
18:00 | Programa Social - Dão de Honra (GRATUITO) Sala de Eventos ESTGV |
19:00 | Teatro "IBSENVERBIS" - Clube de Viseu |
+informações/inscrição para o Teatro | |
09:30 | Sessão Plenária 3:Entre arte e educação: o que temos a aprender com o trabalho de projeto? |
Lara Soares Uma perspetiva microscópica sobre as práticas de contacto entre educação e arte | |
Jorge Fraga de Mendonça Projeto Caixa Mágica | |
Stela Barbieri O ateliê e seus movimentos transdisciplinares | |
Coordenação: Paula Rodrigues | |
11:00 | Coffee Break |
11:30 | Sessão Plenária 4: Formação de Professores em educação artística: uma necessidade ou utopia? |
Ana Sousa A formação de professores em artes visuais: Princípio? Fim? Ou o eterno retorno? | |
Susana Lopes Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto | |
Maria José Araújo Ludicidade, Pedagogia e Identidade Profissional | |
Coordenação: Ana Souto e Melo | |
13:00 | Almoço |
14:30 | Sessões paralelas (Link para consultar) |
16:00 | Coffee Break |
17:00 | Sessão Plenária 5:Arriscar (re)pensar a educação artística: percalços e continuidades |
Ana Mae Barbosa Criatividade Coletiva: Repensando a educação artística no Brasil | |
Amanda Midori Eu gostava que se lembrassem… Elvira leite pela Memória de estudantes | |
José Paiva Esforços e tentativas arriscadas de ação/investigação | |
Coordenação: Mara Maravilha | |
18:00 | Sessão de Encerramento |
18:15 | Workshops (Link para consultar) |
Workshop ensino artístico à distância (Plataforma OpenSimulator) - Área Artística - Artes VisuaisDinamizadora: Catarina Carneiro de Sousa, Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação As contingências provocadas pela pandemia Covid 19 demonstraram a necessidade de estarmos preparados para momentos em que o ensino a distância pode ser a única solução para dar continuidade à vida escolar. A qualidade do ensino artístico foi das mais afetadas durante o confinamento. Nesta workshop vamos apresentar uma plataforma, um ambiente virtual, onde é possível criar, construir espaços e avatares, colaborar com pares e sociabilizar. Não se defendem estes espaços como uma substituição da sala de aula, mas como uma extensão da mesma e uma oportunidade de criação artísticas para estudantes com algum tipo de impedimento de comparecer na escola. Duração: 2h || Limite de Participantes: 15 |
Workshop A improvisação como instrumento de criação - Área Artística - TeatroDinamizadora: Sónia Barbosa, Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação A Improvisação é uma das mais importantes ferramentas para os criadores teatrais, que pode também ter aplicação em muitas outras áreas de aprendizagem, assim como na própria vivência do quotidiano. Esta é uma sessão de trabalho onde experimentaremos as várias fases da criação teatral: os exercícios de aquecimento, as dinâmicas de grupo, o treino criativo (na relação com o corpo, com o espaço, com os outros e com a situação teatral), dando particular à prática da improvisação (individual, de contracena e coletiva), partindo de vários estímulos e técnicas. Duração: 2h || Limite de Participantes: 14 |
Workshop Transferência de Imagem - Área Artística - Artes VisuaisDinamizadora: Inês Bessa Oliveira, Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação Esta atividade consiste numa mostra de uma técnica de impressão baseada na litografia, recorrendo a materiais acessíveis e domésticos, na sua maioria. Os participantes terão à sua disposição materiais para conceberem um desenho para a impressão ou, em alternativa, poderão utilizar imagens ou impressões já preparadas para o efeito. Estas imagens ou desenhos serão impressas numa ou em várias cores disponíveis para a experiência. Para além de ser uma técnica bastante acessível e de baixo custo, apresenta resultados diferentes das imagens originais, abrindo espaço para a percepção e apreensão do potencial criativo que pode surgir das mais variadas formas, e a partir de toda e qualquer grafia. Será uma das inúmeras maneiras de demonstrar o potencial tecnológico e curricular do que é a prática artística dentro da escola. Duração: 2h || Limite de Participantes: 10 |
Workshop Máquinas inúteis transformam-se em Arte - Área Artística - Artes VisuaisDinamizadora: Joana Mendonça, Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação, InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação Neste atelier propomos um efeito de espanto a partir de objetos do quotidiano: peças eletrónicas soltas, pedaços de brinquedos danificados que servem para olhar, sonhar e criar juntos. Através do desenho, da pintura e da colagem, vamos conhecer artistas que constroem a partir dos excedentes do nosso mundo industrializado. Vamos também criar as nossas obras de espanto, e dar-lhes um título excecional. Quem se junta a nós? Duração: 2h || Limite de Participantes: 20 |
Workshop Oficina da gravidade-corpo-objeto - Área Artística - PerformanceDinamizadora: Márcia Leite, Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação Nesta oficina propomos pensar, explorar o corpo como objeto de expressão, manipulação, as suas fronteiras e relações com outros objetos – corpos. Duração: 2h || Limite de Participantes: 16 |
Workshop Orquestra Todos - Área Artística - MúsicaDinamizadora: Ana Bento, Gira Sol Azul; Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior de Educação Nesta oficina promove-se a criatividade e o gosto pela música executada em grupo. Esta forma partilhada de executar música apresenta-se assim na perspetiva do músico, que é convidado a contribuir com ideias suas e do qual não se requer mais do que a (pouca ou muita) técnica que ele tem. O importante é a qualidade do som, criatividade e ouvido atento. Amadores, simples curiosos ou até músicos profissionais, são TODOS bem-vindos nesta incrível experiência de criar música em conjunto. Duração: 2h || Limite de Participantes: 15 |
Ana Mae Barbosa |
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Professora Emérita da Universidade de São Paulo (USP), atuando no Doutorado em Ensino/Aprendizagem de Arte que implantou na Escola de Comunicações e Artes e no Mestrado/ Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de las Artes (UNA) da Argentina. Fez mestrado e doutorado nos Estados Unidos. Foi presidente da International Society of Education through Art (90-93), da ANPAP — Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, e também Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (87-93). Publicou 32 livros sobre Arte e Arte/ Educação. Recebeu vários prêmios, entre eles a Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil, 2004) e o Prêmio Internacional Herbert Read. Ensinou em universidades inglesas e americanas, entre elas Yale University e The Ohio State University. Proferiu palestras nas Universidades de Harvard e Columbia, no Museum of Modern Art of New York e em cerca de 30 países das Américas, Europa, Ásia e África. Foi curadora de exposições de Christo, Barbara Kruger, Oswald de Andrade e Alex Flemming. | |
Amanda Midori |
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Artista visual e Arte Educadora. Estudante de doutoramento em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Bolseira de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e investigadora no Instituto de Investigação em Arte e Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestre em Arte e Design para o Espaço Público pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Especializada em Educação Inclusiva pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo, BR). Bacharel e Licenciada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São Paulo, BR). Investiga atualmente as noções de arquivo, memória e testemunho relacionados à educação artística, à mediação cultural e à viragem educativa. | |
Stela Barbieri |
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Stela Barbieri é artista, autora, educadora e contadora de histórias. Dirige o binåh espaço de arte, um lugar de educação e invenção. Foi diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo e assessora na área de arte e educação para várias escolas e museus em diferentes estados do país. Publicou materiais educativos para instituições culturais, livros para professores e 30 livros para o público infanto-juvenil. Ao longo de sua trajetória como artista, vem pesquisando as materialidades e a relação da fabulação e da invenção com diversos públicos, propondo obras oficinas. Realiza exposições, espetáculos e ministra cursos que entrelaçam arte, educação e narração de histórias, no Brasil e no exterior. | |
José Paiva |
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Nasceu no Porto em 1950. Professor Emérito da Universidade do Porto. Professor Aposentado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (Departamento de Desenho – Educação Artística). Doutorado em ‘Pintura’, Mestre em ‘Arte Multimédia’ e Licenciado em ‘Artes Plásticas – Pintura’ pela Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes. Investigador Integrado no i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade), pertencente à sua Direção e Comissão Científica. Coordena o Programa de Investigação “Interculturalidade e Sociedade” e é membro fundador do ‘IDENTIDADES_Colectivo de Acção e Investigação’ (ID_CAI). Percurso múltiplo por vários percursos, aparentemente dispersos, mas relacionados por uma atitude transversal de intervenção crítica, contra a discriminação, o racismo e o colonialismo. Envolvimento anticolonial em ações interculturais, artísticas e culturais com comunidades no Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal. | |
Lara Soares |
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Doutoranda em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestre em Prática e Teoria do Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Licenciatura em Artes Visuais na ESAD CR [Escola de Artes de Caldas da Rainha]. Nos últimos anos tem colaborado com diferentes estruturas no campo da Mediação Cultural [A Oficina - Guimarães; Centro de Arte Oliva - S.J. Madeira; CM Ílhavo - Programa 23 Milhas; etc…] desenvolvendo o seu trabalho em escalas e tempos diferentes. Passou por uma Capital Europeia da Cultura, desenvolveu projetos e diagnósticos para candidaturas a CEC 2027, coordenou equipas e propostas com instituições de ensino, culturais e artísticas. Na área da criação fez várias exposições, apresentações e comunicações sobre o seu processo criativo e de investigação no cruzamento entre a arte e a educação. Acredita na partilha com os outros e na vida em constante transformação. O que a move são as possibilidades de pensar e sentir o mundo num caminho mais democrático e equitativo. | |
Ana Carreira |
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Licenciada em Educação Musical pela ESEAG; Mestre em Ciências Musicais – Etnomusicologia pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa e conclusão do 2.º ano de Doutoramento em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Em 2018 integrou a Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação, na área da Música, foi Embaixadora do Programa de Educação Estética e Artística e, atualmente, é professora requisitada na Divisão de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico. É formadora acreditada pelo CCPFC nas áreas e domínios de Educação Musical/ Música desde 2019. Como professora 1.º CEB e 2.º CEB - Educação Musical desenvolveu vários projetos artísticos com alunos desde o Pré-Escolar ao 2.º CEB, em vários Agrupamentos de Escolas. | |
Sara Brighenti |
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Sara Brighenti é especialista em museus, programação artística e educativa. Atualmente é Subcomissária do Plano Nacional das Artes. Foi diretora do Museu do Dinheiro, responsável pela sua instalação e do Núcleo de Interpretação da Muralha de D. Dinis, plano de exposições, edições, programas públicos e projetos com as comunidades. Anteriormente foi coordenadora de educação e envolvimento de públicos no Museu Casa das Histórias Paula Rego. Foi consultora para a área da educação no Teatro Viriato, programadora cultural, educadora em museus de arte, centros culturais e locais de património. Foi assessora do Ministério da Educação para o currículo do ensino artístico especializado e colaborou com a UNESCO e o Alto Comissariado para as Migrações nas áreas da literacia artística e da educação intercultural. Sara Barriga Brighenti fez investigação e estagiou em museus em Portugal e no Peggy Guggenheim, em Veneza . Tem um mestrado em Artes Visuais, pós-graduações em Museologia / Património Cultural, Didática das Artes Visuais e Liderança. Foi docente e formadora. É autora de livros, crónicas, manuais escolares, suportes didáticos. Em 2021 foi promotora e coautora da Carta do Porto Santo, documento europeu que promove a cidadania cultural. | |
Vanessa Gallardo |
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Doutoramento em Arte, Produção e Pesquisa, pela Universidade Politécnica de Valência, com a tese de doutoramento “A imagem que habita o espaço. Arte múltipla e instalação” formula uma nova visão gráfica expandida em relação à multiplicidade e ao seu caráter transdisciplinar. Nesta exploração aberta, delineia um novo gráfico que habita, sequestra e coloniza o espaço de forma total, ligando assim múltiplas artes e instalações, abordagens que se centram nas correntes e práticas artísticas contemporâneas. Atualmente, combina o seu trabalho docente, na área de Pintura na Faculdade de Belas Artes e no Mestrado em Estudos Avançados em Produção e Práticas Artísticas da Universidade de Salamanca, com o seu trabalho de investigação como membro do Grupo de Investigação ITACA (Investigação e Transferências em Arte e Cultura Audiovisual) da USAL, cuja investigação se baseia nas ligações subjacentes entre arte e ciência. As suas linhas de investigação, bem como a sua produção artística, centram-se no estudo dos limites que se materializam nos processos interdisciplinares contemporâneos, centrando-se nas sinergias e simbioses que ocorrem em torno da multiplicidade, da instalação e da pintura. De 2016 a 2022 atuou como coordenadora didática, professora e curadora na Fundação Venâncio Blanco. | |
Susana Lopes |
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Licenciada em Artes Plásticas/Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e doutorada em Estudos da Criança/Comunicação Visual - Expressão Plástica, pela Universidade do Minho. Professora Adjunta da UTC de Artes Visuais da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP). UTC que coordena atualmente. Também desempenha o cargo de Vice-Presidente do Conselho Pedagógico. Leciona no Curso de Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas e nos Cursos de Mestrado de formação de Professores do 1ºCEB e de Educadores de Infância. Investigadora integrada no InEd da Escola Superior de Educação do Porto. Coordenou o Serviço Educativo Ese/Porto Lazer (parceria ESE/IPP com a Câmara Municipal do Porto), tendo desenvolvido programas de mediação cultural e artística no âmbito da Educação Artística nos projetos Axa, Locomotiva, Alumia. Coordenou o projeto do Serviço Educativo para os 500 anos do Foral da Maia, desenvolvendo programas de Educação Artística na Câmara Municipal da Maia. Atualmente coordena o Serviço Educativo ESE/Ágora – Visitas Guiadas às Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda. Integrou o projeto Faz pÁRTE que, através da implementação de programas de expressão artística inclusivos, de projetos criativos e de práticas artísticas educativas não formais, procura combater a exclusão social de crianças e jovens da sub-região do Douro com falta de oportunidades educativas. | |
Post-Industrial Girls |
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Post-Industrial Girls são Joana Mateus e Inês Azevedo. Licenciadas em Pintura e Escultura na FBAUP, têm mestrados em Arte Multimédia, Práticas Artísticas Contemporâneas e em Ensino de Artes Visuais. Iniciaram doutoramento em Ciências da Comunicação e Linguagem (FCSH-UNL) e em Estudos do Património - Museologia (FLUP). São ambas investigadoras colaboradoras do CEAA-ESAP. Juntas, criam diariamente a Casa da Imagem e entusiasmam-se regularmente com o contexto pós-industrial de que se rodeiam, onde, como artistas, mediadoras, investigadoras, curadoras, produtoras e conservadoras, criam e investigam sobre imagem. Propõem práticas e reflexões que articulam mediação, educação e arte, procurando a construção de uma sociedade democrática, participada e justa, capaz de se imaginar e recriar. Têm realizando numerosos projetos, destacando o Museu Casa das Imagens, em permanente construção, o projeto #NarcisuusMeetsPandora, sobre imagem de retrato nas redes sociais e o “PressHere – um arquivo vivo sobre a indústria na Europa”, aqui apresentado. | |
Ana Isabel De Sousa |
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Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESE-IPL), abrangendo os três ciclos de estudo (licenciatura, mestrado e doutoramento). Coordenadora do Grupo de Educação Artística do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), 2019-2023. Investigadora Integrada no CIEBA (FBAUL) e Investigadora Colaboradora Estrangeira no Grupo de Pesquisa Arte na Educação, na Formação de Professores e no Currículo Escolar (GPARTEDU), da Universidade de São Paulo (USP). Responsável principal pelo projeto internacional Arte, Educação e Infâncias e corresponsável pelo projeto nacional Confiarte - Oficinas de Arte e Cidadania. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), quer de mestrado, quer de doutoramento, ambos em Educação Artística e focados na formação dos professores de artes visuais. Autora da tapeçaria instalativa Ao princípio é simples (2022) e do mural O vento enfim parou (2022), integrados na coleção permanente do Centro de Artes do Monte do Malhão, continua a desenvolver prática artística a par da formação de educadores de infância e professores do ensino básico e secundário. Entre os seus interesses investigativos permanece o diálogo entre concepções e práticas, tanto na formação de educadores e professores, como na educação artística dos estudantes, com quem tem vindo a questionar e (re)pensar o ensino superior, desenvolvendo pesquisa, de modo colaborativo. | |
Cat Martins |
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Cat Martins (pronomes neutros) é Docente com Agregação em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde dirige o Programa Doutoral em Educação Artística e é investigadore integrade no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O seu trabalho é no âmbito de uma história do presente da educação artística a partir de um enquadramento crítico da governamentalidade e pós-colonial. Recentemente coordenou um projeto de investigação sobre a historicização da criança criativa na educação, financiado pela FCT. | |
Odete Paiva |
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Odete Paiva é doutorada em Turismo, Lazer e Cultura - área de Património e Cultura e Mestre em Museologia e Património Cultural, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É licenciada em Administração Escolar, pelo ISET, em Museologia e Património e em Português-História-Estudos Sociais pela Escola Superior de Educação de Viseu. É professora adjunta convidada da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e investigadora do Centro de Investigação em Serviços Digitais, do Instituto Politécnico de Viseu. Integra como investigadora o Centro de Estudos Geográficos e de Ordenamento do Território, da Universidade de Coimbra, Porto e Minho. Foi bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre 2011/13, com o projeto “Autenticidade e Centros Históricos Património Mundial”. Atualmente integra o painel de avaliadores da FCT para Bolsas de Doutoramento. Integrou o executivo da Câmara Municipal de Viseu, 2013/17 como vereadora para a área da Cultura, Património e Turismo. Desde 2019 é diretora do Museu Nacional Grão Vasco com responsabilidades na área de programação e gestão. . |
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Jorge Fraga de Mendonça |
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Professor Aposentado do IP Viseu, Docente na Unidade Orgânica ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO desde 1985. Formador na Área do Teatro e Educação. Criador Teatral e Ator. Desde 1976 que tem colaborado com várias Companhias de Teatro – Os Cómicos, A Centelha, Companhia de Teatro de Viseu, Teatro da Academia IPV, Teatro da Universidade Católica/Viseu, TEUC/ Coimbra, Efémero/ Teatro Aveiro, Teatro da Trindade/ Lisboa, Grupo de Teatro da Universidade Nova de Lisboa; Teatro Viteotónius/ Viseu; CETA/ Aveiro; TENDA Produções/ Lisboa; Teatro Viriato/Viseu; GrETUA /Universidade de Aveiro; na conceção direção e espaço cénico e também como ator. É presentemente Presidente e Diretor Artístico da PALCO D’ARGUMENTOS- Associação Artística. | |
Maria José Araújo |
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Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Investigadora integrada do CIPEM, INET-md. O seu trabalho de investigação centra-se nas temáticas do tempo livre e lazer especialmente no que respeita à infância, ao brincar, à educação e expressão artística. É autora de livros, artigos e capítulos de livro na área da educação, publicados em revistas nacionais e internacionais de referência. | |
Ana Bento |
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Multi-instrumentista, compositora e workshop leader, iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Viseu. Licenciou-se em Educação Musical (2001) e frequentou uma pós-graduação em Musicoterapia no C.I.M. de Bilbao (2002). Paralelamente realizou um percurso formativo na área da pedagogia musical com Pierre Van Hawe, Jos Wuytack, Edwin Gordon, Verena Maschat, Murray Schafer, Soili Perkiö, entre outros. Estudou saxofone com Mário Santos e João Martins. No início da sua carreira fez parte da Orquestra Juvenil do Centro e, actualmente, integra os projectos Aurora Brava, Tranglomango e Colectivo Gira Sol Azul. Compôs, interpretou e dirigiu ao vivo a música de espetáculos encenados por Helen Ainsworth, Graeme Pulleyn, Sónia Barbosa, Rafaela Santos, Márcio Meirelles, Maria Gil, Filipa Francisco, Joana Providência, Romulus Neagu, entre outros. Co-fundou a Associação Gira Sol Azul na qual colabora e integra a equipa de vários projetos musicais, tendo criado e dirigido os espectáculos ‘Anikibebé’, ‘Pequenos Piratas’, ‘Tangerina’ e ‘Sophia’. Tem desenvolvido vários projectos no âmbito da música e comunidade como o grupo vocal feminino Cotovia, a Orquestra (in)fusão (que integra vários grupos musicais e músicos profissionais e amadores que se envolvem activamente na criação de um repertório original), o grupo de octogenários A Voz do Rock (que foi distinguido em 2019 com o prémio Boas Práticas de Envelhecimento Activo da CCDRC) e outros projectos de carácter mais pontual como Primeiro Encontro (desenvolvido pelo Teatro Viriato no Estabelecimento Prisional do Campo). Desenhou e interpretou vários percursos artísticos para a Rede Caminhos Médio Tejo, festival Bons Sons, festival Dar a Ouvir e Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. Integra a equipa do Serviço Educativo da Casa da Música desde 2008 com a criação de oficinas e concertos para a infância e tem realizado e colaborado em projectos do Teatro Viriato desde 2005. É docente (assistente convidada) na Escola Superior de Educação de Viseu. | |
Ana Paula Proença |
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É licenciada em educação pela Arte, mestre em Criatividade e doutora em Estudos Teatrais-Teatro-Educação pela Universidade de Évora. Formadora em formação contínua de Professores, reconhecida pela CCFC, desde 2000, para as áreas de projetos de Infância e para a educação artística. É atualmente Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - ESECS - Politécnico de Leiria, no Departamento de Motricidade Humana e Linguagens Artísticas. Investigadora no Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, investigadora colaboradora no Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI). Frequenta um Pos-doc na linha de investigação em Educação Artística (FBAUL-CIEBA). Participou e participa em projetos europeus, financiados pela FCT e pela FCG. Tem publicado artigos em revistas de educação; é autora de capítulos em livros. Participa como oradora em vários Congressos internacionais de arte e educação. É membro ativo da Associação IDEA (Internacional Drama in Education Association) e da Von Klein Auf Associação para a Educação Artística-Teatro e Dança na Infância, na Alemanha, financiada pelo Estado alemão. | |
Lucília Valente |
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Lucília Valente em 1996 foi membro da Comissão Instaladora dos Ensinos Artísticos que deram origem à atual Escola de Artes da Universidade de Évora onde é professora Associada de carreira. Foi a 1ª Directora da Licenciatura em Estudos Teatrais e coordenou o Núcleo de Educação Cultura e Artes Aplicadas (NECAA), no âmbito do qual foi construindo uma abordagem às artes na educação e na comunidade. Foi investigadora no CIEP - Centro de Investigação de Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Em 2007 envolve-se na criação da Associação Portuguesa de Dramaterapia Integrativa-Dramati de que é Presidente. A sua crença no poder das artes nos processo de desenvolvimento da criança e como potencial terapêutico foi forjada no seu trabalho inicial como educadora pela arte, tanto em escolas do ensino regular (primário e pré-primário) como no Ensino Especial, de onde destaca a instituição Crinabel, no entanto, foi no curso de Educação pela Arte, que realizou na Escola Piloto do Conservatório nos anos setenta, que verdadeiramente iniciou o seu interesse pelas artes no desenvolvimento humano. De 1986 a 1991 realizou os seus estudos de pós graduação a tempo integral no Reino Unido tendo desenvolvido os trabalhos de mestrado em psicologia educacional e “creative arts” tendo-se focado na teatro terapêutico e saúde psicológica na sua investigação de doutoramento “Therapeutic Drama and Psychological Health: an investigation of theory and practice of dramatherapy”, o que lhe permitiu a profundar a área da Dramaterapia. No seu regresso a Portugal integrou o corpo docente da Universidade do Minho onde, de 1992 a 1996 , foi Directora da Secção Educação pelo Movimento Arte do CEFOPE integrado no então Instituto da Criança onde criou e foi directora de 1993 a 1996 do Curso Especializado em Expressões Artísticas Integradas baseado nos princípios da Educação pela Arte. Em 1994 foi fundadora e primeira Presidente do Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte (MOVEA). |
O Congresso aceita a submissão de propostas que relatem trabalhos de investigação em curso ou já terminados ou projetos artísticos/pedagógicos implementados, nas seguintes modalidades e correspondentes aos respetivos Eixos Temáticos:
As comunicações orais são agrupadas, pela Comissão Organizadora, em sessões temáticas. Cada sessão tem a duração de 90 minutos, incluindo quatro apresentações, de 15 minutos cada uma, e discussão no final.
Os pósteres são expostos presencialmente durante o Congresso. Durante as sessões de pósteres, os/as autores/as respondem a questões sobre os trabalhos.
Dimensão para pósteres: A1 vertical
As faíscas são apresentações rápidas, de 7 minutos, que são organizadas em sessões, pela Comissão de Organização. Cada sessão inclui seis a oito apresentações e discussão no final.
Os trabalhos aceites serão publicados nas Atas do Congresso (E-book com ISBN) que serão disponibilizadas aos participantes após a realização do Congresso.
Será efetuada uma seleção dos melhores artigos efetivamente apresentados no Congresso para inclusão na Revista Portuguesa de Educação Artística.
O Congresso está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Evento: 24 e 25 de novembro
Limite Submissão Trabalhos: 30/setembro/2023 20/outubro/2023
Notificação dos autores sobre aceitação dos Trabalhos: 20/outubro/2023 30/outubro/2023
Limite de inscrição dos autores com Trabalhos aceites: 13/novembro/2023 15/novembro/2023
Limite do envio dos textos para publicação: 07/janeiro/2024 15/fevereiro/2024 - template a usar
Inscrições: até 31/outubro/2023 10/novembro/2023
Template Resumo (Comunicação oral/ Poster / Faísca)
Template Apresentação (Comunicações)
Template Plenárias (projeção)
As propostas de comunicação ou poster devem ser:
Todas as propostas irão ser analisadas através de um processo de Blind Peer Review.
O formulário de inscrição (LINK)
Para que uma submissão seja integrada no programa, pelo menos um/a autor/a deve inscrever-se e pagar a taxa de inscrição. Uma inscrição abrange até dois artigos.
Participação | Preço de Inscrição até 10 de novembro | Preço de Inscrição depois de 10 de novembro |
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Participantes | 50 euros | 80 euros |
Professores Cooperantes dos Cursos de Ensino da ESEV(*) | Gratuito | Gratuito |
Estudantes do IPV | Gratuito | Gratuito |
Professores do IPV | Gratuito | Gratuito |
Membros da Comissão Científica | 25 euros | 25 euros |
(*) Professores cooperantes que constam do documento para a acreditação dos cursos em Ensino da ESEV e os professores cooperantes que, embora não constem desse documento, tenham colaborado com a ESEV na orientação das PES nos dois anos letivos passados (2021/22 e 2022/23) e que venham a colaborar no próximo ano letivo (2023/2024).
O pagamento da inscrição permite a apresentação de uma ou duas comunicações orais e acesso a todas as atividades do programa científico, de um workshop, coffee breaks, pasta com material, certificados e participação no programa social.
Política de Cancelamento:
A submissão da ficha de inscrição deve ser acompanhada do comprovativo de pagamento, de acordo com as taxas de inscrição em vigor, para que a mesma seja considerada efetiva. O cancelamento de inscrições e/ou a não comparência no Congresso não são consideradas elegíveis para reembolso.
Hotel Avenida- Quarto Duplo com PA - 71.00€ - Quarto Single com PA - 67.00€ Link para o Hotel |
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Hotel Moinho de Vento- Quarto Duplo com PA - 65.00€ (pode ser mais barato se houver mais de 6 reservas) - Quarto Single com PA - 45.00€ Link para o Hotel |
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Hotel José Alberto- Quarto Duplo com PA - 68.00€ (pode ser mais barato se houver mais de 5 reservas) - Quarto Single com PA - 65.00€ Link para a Hotel |
Teatro "IBSENVERBIS" |
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Textos de H. Ibsen (A Casa da Boneca) | |
Interpretes: André Albuquerque, Carlos Correia, Fernanda Mouga, Jorge Fraga, Mariana Veloso, Pedro Barroso e Rita Camões | |
Dramaturgia e Direção: FRAGA | |
LOTAÇÃO LIMITADA a 50 LUGARES (por pedido de reserva): |
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Reserva: LINK |
Escola Superior de Educação de Viseu
Rua Maximiano Aragão
3504 - 501 Viseu
Portugal
email: secretariadoCIEA@gmail.com
O Congresso e workshops vão decorrer no Campus Politécnico, instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, na Av. Cor. José Maria Vale de Andrade
As coordenadas de GPS são: 40°38'40.02"N 7°55'15.614"W
(pode consultar o mapa ao lado com a indicação do local)